sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sechseläuten

Na passada segunda feira Zürich recebeu o Sechseläuten, a festa da Primavera.
A festa começa com um desfile das "Zünfte"(coorporações profissionais), onde cada um dos membros está trajado de acordo com o tema da coorporação, tal como sapateiros, alfaiates, pescadores, comerciantes .... Cada coorporação traz carros alegóricos, normalmente puxados por cavalos e uma banda de música!

As raízes desta festa remontam à época medieval, quando as "Zünfte" detinham o poder politico. No inverno o horário de trabalho terminava às 17h e na segunda feira a seguir à entrada da primavera o trabalho terminava às 18h. A aprtir desse dia as igrejas às 18h tocavam os seus sinos para assinalr o final da jornada de trabalho. O nome Sechseläuten significa o sino que toca às 6.
O auge da festa é a queima do "Böögg", um boneco de neve que representa o inverno.
De acordo com a tradição quanto mais depressa a cabeça do boneco explodir mais quente será o verão! Este ano demorou 12 minutos e 54 segundos, e parece que vamos ter um verão quente!!!


A festa continua pela noite dentro nas várias barraquinhas dispersas pela cidade, onde pudemos encontrar uma variedade de comida internacional mas também as tradicionais bratwurst e cervelas.

Zürich