A tranquilidade e a organização que caracterizam Zurich desapareceu durante 2 dias, o motivo tem um nome: Sechseläuten!
O Sechseläuten é a festa da primavera, que atinge o seu auge com a queima do Böögg, um boneco de neve, que representa o inverno. O nome Sechseläuten vem de "Sechs-Uhr-Läuten", o "sino das seis horas", hora a que acabava o trabalho no verão.
No domingo houve um desfile de cerca de 2h30, onde desfilaram crianças, bandas e representações das várias comunidades de emigrantes residentes em Zurich, onde não faltou a comunidade tuga, claro!!
Na Segunda-feira, a partir das 15h, dezenas de milhares de pessoas cercaram as ruas de Zurique. Todas as mulheres andavam carregadas com cestos com centenas de rosas e outras flores! Para que será tanta flor? Lá pensei eu....
Cerca de 3.500 membros de guildas (organizações medievais de artesãos), 350 cavaleiros, 30 bandas de música e 50 carros alegóricos formaram um desfile de cariz histórico.
Este espetaculo ia sendo agradecido pelas senhoras distribuindo flores e beijos aos homens que desfilavam! Daí a catrefada de flores que as criaturas carregavam...
Às 18h00, o Böög começou a arder, e segundo uma crença popular, quanto mais rápido a cabeça do boneco (cheia de fogo de artifício) explode tanto melhor será o verão. Este ano explodiu após 12min55, o que pronuncia um verão médio.
Mas segundo consta, o Böögg não é um bom meteorologista....
Depois da queima do Böögg, centenas de pessoas aproveitam parte das brasas para assar salsichas ao redor da fogueira. O churrasco vai até altas horas da noite a acompanhar de muita cerveja!!!!
Quem tem filhos pequenos vem para casa cedo, e nada de churrasco... Fica para o ano!