terça-feira, 21 de abril de 2009

Sechseläuten

A tranquilidade e a organização que caracterizam Zurich desapareceu durante 2 dias, o motivo tem um nome: Sechseläuten!
O Sechseläuten é a festa da primavera, que atinge o seu auge com a queima do Böögg, um boneco de neve, que representa o inverno. O nome Sechseläuten vem de "Sechs-Uhr-Läuten", o "sino das seis horas", hora a que acabava o trabalho no verão.
No domingo houve um desfile de cerca de 2h30, onde desfilaram crianças, bandas e representações das várias comunidades de emigrantes residentes em Zurich, onde não faltou a comunidade tuga, claro!!
Na Segunda-feira, a partir das 15h, dezenas de milhares de pessoas cercaram as ruas de Zurique. Todas as mulheres andavam carregadas com cestos com centenas de rosas e outras flores! Para que será tanta flor? Lá pensei eu....
Cerca de 3.500 membros de guildas (organizações medievais de artesãos), 350 cavaleiros, 30 bandas de música e 50 carros alegóricos formaram um desfile de cariz histórico.











Este espetaculo ia sendo agradecido pelas senhoras distribuindo flores e beijos aos homens que desfilavam! Daí a catrefada de flores que as criaturas carregavam...
Às 18h00, o Böög começou a arder, e segundo uma crença popular, quanto mais rápido a cabeça do boneco (cheia de fogo de artifício) explode tanto melhor será o verão. Este ano explodiu após 12min55, o que pronuncia um verão médio.



Mas segundo consta, o Böögg não é um bom meteorologista....

Depois da queima do Böögg, centenas de pessoas aproveitam parte das brasas para assar salsichas ao redor da fogueira. O churrasco vai até altas horas da noite a acompanhar de muita cerveja!!!!
Quem tem filhos pequenos vem para casa cedo, e nada de churrasco... Fica para o ano!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Il bello Ticino




Aproveitamos estes 4 dias de Páscoa para irmos visitar uns amigos no Ticino, o cantão italiano da Suiça. Aquela zona é linda ( como 95 % dos sitios que conheço da Suiça)! Já lá tinha estado há alguns anos e aquela paisagem é inesquecivel ...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Zurich em Abril


Em época de Páscoa por estes lados há uma enchente de coelhos em chocolate, galinhas, ovos... É a loucura!!!!! Acho que os suíços decoram mais as casas na Páscoa do que no Natal.




Toda a gente tem ovos pendurados, galinhas e coelhos espalhados por toda a casa.



Para além da Páscoa, este mês no dia 20 há o Sechselauten, a festa da primavera. Esta festa começa com um desfile com cerca de 2000 crianças, mas o ponto alto da festa é quando o Boogg, um boneco de neve, que simboliza o inverno, é preenchido com fogo de artifício e é fixado numa fogueira em frente à Opernhaus.

Segundo os suíços quanto mais rápido o Boogg queimar mais quente do Verão será. Estou curiosa em relação a esta festa, em Zurich os trabalhadores são dispensados da tarde de trabalho para irem para esta festa! A coisa promete...
Espero que o Bogg queime rápido para termos um verão como deve de ser para compensar o inverno que nunca mais acaba!!