terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Há quase 2 meses

Já estou a morar em Zurich à quase 2 meses... Pois é, o tempo passa num instante.
A adaptação tem sido boa, tirando o clima (que saudades do sol de Lisboa!!!) e o alemão ( sei dizer meia dúzia de palavras) que ainda não aprendi, apesar de o inglês e o francês serem falados por quase toda a gente, o que ajuda bastante. Mas as pessoas estarem a falar e não perceber mos nada ...
As diferenças entre as 2 cidades são imensas, na grande maioria para melhor, claro!
Pode-se passear no centro de Zurich sem nos preocuparmos em andar com a carteira bem agarrada; Aqui toda a gente deixa os carrinhos de bebé nas entradas das suas casas (se fizesse isto na minha casa em Lisboa, no dia seguinte não estava lá de certeza!). Há Starbucks em todo o lado, para poder beber o belo do Hot Chocolat!!!
Os transportes públicos cobrem toda a cidade e sobretudo: são pontuais! Até parece o autocarro que apanhava para o trabalho, se viesse 15 minutos atrasado era muito bom!!!
Uma coisa que ainda não me habituei é o facto dos cães andarem em todo o lado: nos transportes públicos, centros comerciais e até em alguns cafés e restaurantes. É um bocado esquisito...
O pior são as saudades da família e dos amigos, mas felizmente que existe o messenger e ajuda a matar as saudades. E os voos para Lisboa não são assim tão caros, e são só 2h30m!
Além da experiência de viver em outro país, também me tornei em mãe a tempo inteiro.
É muito cansativo mas muito muito gratificante poder acompanhar o meu filhote (que é um terrorista!!!) nas suas asneiras, nas birras mas também nas suas descobertas, gracinhas.
É claro que a médio prazo quero voltar a trabalhar, gosto da minha profissão, mas há que aprender primeiro a falar alemão, sem isso, nada feito. Mas aqui as oportunidades de trabalho para advogados/juristas são bastantes, e um dia destes há que arregaçar as mangas e ir à procura.
Por agora fico a aguardar um belo dia de sol para matar as saudades...

2 comentários:

  1. Revejo-me no seu texto, inteiramente. Também estou à pouco tempo na Suíça! A mim também me faz um pouco de confusão os cães estarem em todo lado, mas há sem dúvida mais pontos positivos que negativos :)

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera poder mandar-lhe um pouco do sol que fez hoje em Lisboa!
    Eu este fim de semana vou começar a tentar o Alemão...batatas quentes na boca, certamente ajudarão :))
    Que raio de língua (pessoalmente adoro ouvir), mas falar...gar nichts
    Votos de boa sorte e pode ser que nos encontremos em Zurich :)

    Auf Wiedersehen

    W123

    P.S - Espero que não se importe, mas "linkei" este blogue para o meu :)))

    ResponderEliminar