terça-feira, 12 de maio de 2009

Mercados

Em Zurich nada como ir a um mercado para encontrar flores deslumbrantes, artesanato típico, especialidades gastronómicas suiças e de todo o mundo, ou um cacareco original no meio de velharias.
Aqui ficam alguns mercados a não perder, para quem visita esta cidade:

Bürkliplatz Märkte

No final de Bahnhofstrasse, na Bürkliplatz, aos sábados de manhã há um mercado de antiguidades e artigos em 2ª mão. Aqui podemos encontrar desde o casaco de peles, ao ecrã de computador de há 10 anos atrás ou a simples quinquelharia. Mas também é o local para remexer em raridades e antiguidades, nomeadamente para adquirir jóias em segunda mão.
De Maio a Outubro, todos os sábados das 8h às 16h.
No mesmo local à terça à sexta-feira, até às 11h, tem lugar um mercado tradicional com frutas, legumes, flores e especialidades regionais.
Rosenhof Märktet
Na parte velha da cidade, em Rosenhof, há um mercado de artesanato. Desde o artesanato suiço ao africano, podemos encontrar roupa, jóias, produtos de couro, cerâmica... Há ainda algumas bancas com especialidades culinárias.

De Março a Dezembro, às quintas-feiras e sábados das 10h ás 17h.




Mercado Nocturno
Ainda não tive oportunidade de conhecer este mercado. O seu local e data são sempre incertos. Mas podemos obter mais informações no site.
A filosofia continua a ser vender e comprar mas acrescem as iguarias e bebidas exóticas, com um pé de dança á mistura.
Spezialitäten-Markt
Às quartas feiras, no átrio da estação principal de Zurich (Hauptbahnhof), comerciantes de toda a Suiça oferecem um mundo de especialidades gastronómicas desde os queijos, enchidos e fumados, pão e bolos ... É uma delícia passear por este mercado (e uma tentação em cada banca!). Podemos ainda encontrar algum artesanato, flores, vegetais e frutos.
Este mercado conta com inúmeras bancas que servem refeições. Há gastronomia de todo o mundo: Tailândia, China, Japão, Itália, Líbano.... Na gastronomia suíça a banca da raclette e das salsichas é das mais concorridas. Para os amantes do chocolate há uma banca que faz na hora espetadas de fruta com chocolate...
A não perder, todas as quartas-feiras das 10h às 20h.
Mais informações sobre mercados em Zurich é só consultar este site.

1 comentário:

  1. Os mercados são sempre uma forte tentação, as cores, os odores, os próprios sons convidam a espreitar tudo. A variedade e diversidade são um convite acrescido. Só é pena a carteira não dar para tudo o que "os olhos comem" :)
    Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar