sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prémio


Pois é, este blog foi contemplado duplamente pelo prémio "Olha que blog maneiro", que recebi dos blogs: Crónicas de um "Vagamundos" e Zurich. Desde já o meu obrigado!
E dando continuidade à corrente...

As regras são :
  1. Exibir a imagem do selo
  2. postar o link do blog que os escolheu
  3. indicar outros blogs
  4. avisar os blogs escolhidos
  5. publicar as regras
  6. conferir se repassaram o selo e as regras
E o prémio vai para:





segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Knabenschiessen

Gelbes Knabenschiessen Logo

Hoje em Zurich é dia de Knabenschiessen, um concurso anual de tiro para jovens, que ocorre no segundo fim de semana de Setembro.
Este festival é um dos mais antigos de toda a Suíça, remonta ao século XVI, época em que os rapazes praticavam tiro na época de verão.
Em Albisgüetli, na encosta de Üetliberg, jovens entre os 12 e os 16 anos (inicialmente era reservado somente a rapazes, mas em 1991 as raparigas também podem participar) residentes na cidade participam na competição.
O vencedor recebe vários prémios, aparece em todos os jornais de Zurich e ainda é convidado de honra para o Sechsläuten.
À volta do campo de tiro há uma enorme feira com carrosséis, barraquinhas de “comes e bebes”, roupa, artesanato… Ontem fomos até à dita feira e deliciamo-nos com umas rodelas de maçã fritas com um molho de baunilha divinal, especialidade da zona.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Deutsch Lernen für Frauen

Hoje voltei aos bancos da escola! Finalmente começei o meu curso de alemão! Estou a frequentar o ECAP , um instituto de formação com apoios da gemeide (equivalente a uma camâra municipal) da cidade de Zurich.
A particularidade deste curso é que tem creche incluida. Eu vou para o curso e o Pedro vai para a kinderkrippe, como se diz para estes lados. A experiência não foi 100% boa, foi a primeira vez que o rapaz foi para a creche e é claro que andou as 2h30 a choramingar e sem querer brincar com as outras crianças. E para a maioria dos outros mídos também foi a primeira vez na creche.... Deve ter sido cada um a chorar para seu lado. E nós mães galinhas a contar os minutos para os irmos buscar :) ...
Espero que daqui a 6 meses já consiga dizer mais qualquer coisa do que "Entschuldigung, nicht Deutsch sprechen", que foi a frase que mais usei :)


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mais um passeio pelo Ticino

Aproveitando a visita dos meus pais fomos passar o fim de semana a casa de uns amigos perto de Bellinzona. Estava um calor abrasador! Mas nem o calor nós impediu de darmos os nossos belos passeios, até com direito a um saltinho a Itália.
A cidade de Bellinzona é famosa pelos seus três castelos, património mundial da UNESCO.
Vale a pena visitar mas sem ser em Agosto, pois está cheia de turistas e a pacatez que costuma reinar na cidade deixa de existir.
Aqui ficam algumas fotografias tiradas do castelo mais alto, o Sasso Corbaro.
A cidade de Como fica a 15 minutos da fronteira com a Suíça, e fica situada nas margens sul do lago com o mesmo nome. Os palacetes de estilo neoclássico, como é o caso da Villa Olmo, encontram-se "semeados" à beira do lago. Há para todos os gostos ! Ainda houve tempo para dar um saltinho ao Fox Town, perto de Lugano. Um outlet óptimo para comprar roupa de desporto, calçado, roupa de criança...