segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dia da Suíça

Este sábado, dia 1 de Agosto comemorou-se o dia da Suíça. Segundo consta a Confederação Helvética foi fundada em 1291 pelos cantões de Uri, Schwyz e Unterwald. Desde o século 19, este dia transformou-se na festa nacional e que festa...
Durante o dia há o típico churrasco com as tradicionais salsichas bratwurst, cervelas, cipolatta.... As casas ficam todas enfeitadas com balões, velas, bonecos; tudo o que se possa imaginar mas sempre com a bandeira da Suíça! E os Suíços andam trajados a rigor com a t-shirt e o boné com a bandeira nacional. E cheguei a ver pessoas vestidas com os trajes tipícos!
Ao cair da noite o espectáculo é constituído pelas fogueiras acesas em algumas cidades e aldeias, e pelos fogos de artifício maioritariamente a titulo privado. Pois é.. Nas semanas que antecederam este dia nos supermercados podíamos encontrar foguetes e fogo de artificio de todas as cores e feitios.
Ao fim da tarde fomos até ao lago de Zurich, que estava repleto de gente, e assim que começou a anoitecer o festival de luz começou! Uma loucura, toda a gente a lançar os foguetes e afins sobre o lago. O pior foi mesmo o cheiro a pólvora :)
Mas o mais giro foi na Limmatquai, dois barcos do Centro Náutico de Zurich, a lançarem fogo de artificio. O céu colorido, o reflexo das cores na água, as torres do Grossmünster de fundo... Foi lindo!
Para o ano há mais!

4 comentários:

  1. Pelo que nos descreves é um espectaculo imperdível. Os Suiças festejam o dia nacional em pompa e circunstancia. Confessa lá se também mandaste um foguete :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho de confessar que não mandei nenhum foguete :( Nem fazia ideia da dimensão da festa. Para o ano vou artilhar-me deles :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente estou a pensar seriamente em ir mais a norte.

    Aqui para além das tradições não serem o que eram, parece-me que esta parte da Suiça é mais dos que vêem de fora.

    E em termos de trabalho ou se tem uma oportunidade ou tem que se pertencer à tipica comunidade de emigra tuga, que quando sabe de um trabalho chama o primo, irmão e sobrinho de Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Para estes lados as tradições ainda são levadas á risca!! Aqui também houve um aumento bastante grande de emigrantes, sobretudo da América latina e das ex-colónias Francesas em África (eu notei isso e só moro aqui á 8 meses). Acho que a típica comunidade do emigra tuga funciona assim em qualquer lado :(

    ResponderEliminar