quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Creta - As fotos

Aqui fica uma pequena amostra do que se pode encontrar em Creta:



O lago de Agios Nicolaus
O porto veneziano de Heraklion
Vista da cidade de Heraklion



Vista da cidade de Hersonissos
Uma praia magnífica perto de Agios Nicolaos


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Creta

No passado domingo regressamos das nossas férias em Creta, que foram óptimas!!!A ilha é bem maior do que pensávamos, e bastante montanhosa.
A temperatura durante o dia rondou os 30ºC e durante a noite os 25/26ºC, ou seja, esteve sempre um "bafo" daqueles! As praias são excelentes: águas límpidas, calmas e quentinhas (cerca de 24ºC).
Ficamos num hotel perto de Hersonissos, uma das cidades mais turísticas da ilha. Quem quiser bares, discotecas, lojas, barulho e agitação é ficar no centro da cidade ( felizmente ficamos a uma distância saudável :)). Mas a cidade é bem pitoresca com o seu porto veneziano.
O aluguer de carro é bastante acessível, havendo agências que cobram cerca de 11 euros por dia (com tudo incluído: seguro com cobertura total, cadeira de bebé, quilometragem ilimitada....). O pior de alugar carro é mesmo o facto de ter de conduzir na Grécia! Nunca vi tão má condução como nesta semana. Simplesmente não há regras! Não se para perante um sinal stop; as passadeiras são só para enfeitar as estradas; a maioria das estradas não tem marcação; ultrapassa-se por onde houver espaço, se vier um carro em sentido contrário ele que se desvie... Uma loucura! A acrecentar a isto as estradas são um desastre total, para percorrer 50 Km demorámos mais de 1 hora! Daí não termos conhecidos tantos locais como gostaríamos.
A comida grega é deliciosa, e consegue-se ir a um restaurante com preços bastante acessíveis.
Há duas bebidas tipícas a não perder: o Ouzo (uma éspecie de anis) e o Raki (uma aguardente que é uma purga!!!).
Creta é o paraíso das lojas de artigos falsificados: malas, óculos, vestuário, relógios... Parece que para aqueles lados não há ASAE :)
Não sei o que se passa mas não estou a conseguir inserir algumas fotos. Quando o blogger decidir colaborar coloco os fotos.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dia da Suíça

Este sábado, dia 1 de Agosto comemorou-se o dia da Suíça. Segundo consta a Confederação Helvética foi fundada em 1291 pelos cantões de Uri, Schwyz e Unterwald. Desde o século 19, este dia transformou-se na festa nacional e que festa...
Durante o dia há o típico churrasco com as tradicionais salsichas bratwurst, cervelas, cipolatta.... As casas ficam todas enfeitadas com balões, velas, bonecos; tudo o que se possa imaginar mas sempre com a bandeira da Suíça! E os Suíços andam trajados a rigor com a t-shirt e o boné com a bandeira nacional. E cheguei a ver pessoas vestidas com os trajes tipícos!
Ao cair da noite o espectáculo é constituído pelas fogueiras acesas em algumas cidades e aldeias, e pelos fogos de artifício maioritariamente a titulo privado. Pois é.. Nas semanas que antecederam este dia nos supermercados podíamos encontrar foguetes e fogo de artificio de todas as cores e feitios.
Ao fim da tarde fomos até ao lago de Zurich, que estava repleto de gente, e assim que começou a anoitecer o festival de luz começou! Uma loucura, toda a gente a lançar os foguetes e afins sobre o lago. O pior foi mesmo o cheiro a pólvora :)
Mas o mais giro foi na Limmatquai, dois barcos do Centro Náutico de Zurich, a lançarem fogo de artificio. O céu colorido, o reflexo das cores na água, as torres do Grossmünster de fundo... Foi lindo!
Para o ano há mais!